Busca de Produtos



PRODUTOS
Trocador de calor por Convecção Livre e Forçado
Cód. TH-3104
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios com um Trocador de calor por Convecção Livre e Forçado. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
A transferência de calor por convecção livre e forçada em um duto vertical é realizada nesta unidade. Convecção é um dos três tipos básicos de transferência de calor. Neste processo todo o fluido move-se da zona de calor para zona fria. A conduta vertical é construída de tal forma que a temperatura e a velocidade do ar possam ser mensurados. Um ventilador situado no topo do duto fornece a corrente de ar para experiências de convecção forçada. Um painel de controle contém medição de temperatura, controle de potência e circuitos de controle de velocidade do ventilador com instrumentos apropriados. A velocidade do ar é medida com um anemômetro portátil montado no duto. A transferência de calor por condução e convecção simultâneas, livres ou forçadas, constitui a base da maior parte dos permutadores de calor industriais e equipamentos relacionados. 
 
A medição e calculo dos coeficientes de transferência de calor para tais circunstâncias é alcançada na convecção livre e forçada no trocador de calor, estudando os perfis de temperatura e fluxo de calor em um duto de ar, associados à transferência em superfícies plana e estendida. O duto vertical é construído de tal forma que a temperatura e a velocidade do ar possam ser mensuradas e um conjunto de superfícies sólidas aquecidas de dimensões conhecidas serão expostas à corrente de ar para um estudo detalhado. O ventilador situado na parte superior do duto fornece a corrente de ar para experiências de convecção forçada.
 
Um painel de controle contém displays de medição das temperaturas, controle de potência e circuitos de controle da velocidade do ventilador com instrumentação apropriada. A medição da temperatura, possuiresolução de 0.1ºC, é efetuada usando sensores RTD com leitura digital direta em graus Celsus. A velocidade do ar é medida com o anemômetro portátil montado no duto.
 
O circuito de controle de potência fornece uma saída elétrica, continuamente, variável de 0-100 watts com um Wattimetro.
 
Utilizando a instrumentação fornecida, os coeficientes de transferência de calor por convecção livre e forçada podem ser determinados para:
1. Superfície plana
2. Superfície com hastes cilindras (dissipador de calor fixado)
3. Superfície com aletas (dissipador de calor fixado)
 
Cada módulo pode ser utilizado, independentemente, no duto, para estabelecer coeficientes de convecção livres com orientação horizontal. O aparelho é totalmente compacto.
 
Experiências
  • Demonstração da relação da temperatura de entrada na superfície por convecção livre.
  • Demonstração da relação da temperatura de entrada na superfície por convecção forçada.
  • Demonstração do uso de superfícies estendidas para melhorar a transferência de calor da superfície.
  • Determinação da distribuição da temperatura ao longo de uma superfície estendida.
  • Comparação de uma placa plana horizontal e vertical na convecção livre.